Brincar Espontâneo
Brincar é a aula da criança, momento em
que ela estrutura ativamente a vivência que tem do mundo. Todo o ambiente do
maternal e jardim é montado em função de permitir brincadeiras criativas e construtivas;
panos coloridos para montar cabanas e inventar fantasias; brinquedos artesanais
que mais sugerem do que definem, estimulando a imaginação; tesouros da
natureza, tais como pedras, conchas, sementes, etc. bonecas de pano e
marionetes - tudo em material natural, para a educação do tato.
Depois de brincar livremente, todos
juntos ordenam a sala e os brinquedos. Quando estão ao ar livre, as crianças
brincam de uma forma mais extrovertida, com terra, água, areia, árvores,
adquirindo domínio do próprio corpo, exercitando a coordenação motora e a autoconfiança.
Brincar dirigido (a partir de 4 anos)
Rodas, cantigas e brincadeiras folclóricas, poesias e dramatizações. Aprender a brincar em grupo e a respeitar o outro. Descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Versos ritmados, movimentos corporais, permeados de musicalidade, trazem conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança, despertando uma intensa alegria em estar no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário