Algumas pessoas questionam o por quê das escolas Waldorf ensinarem a ler tão tarde
Cada criança é um indivíduo diferente, e os pais de vários filhos certamente percebem isso.
Devemos respeitar o caminho de cada uma, valorizando as capacidades individuais.
É possível constatar que crianças saudáveis que aprendem a ler mais tarde não são prejudicadas por isso – ao contrário:
são capazes de alcançar rapidamente as que aprenderam a ler mais cedo.
Respeitando-se a velocidade de cada uma, elas não irão desenvolver o ‘cansaço em decorrência da leitura e do aprendizado’, que muitas crianças alfabetizadas muito cedo experimentam mais tarde.
Algumas crianças irão querer aprender a ler cedo por si próprias; esse interesse poderá ser atendido desde que originado realmente na criança, e não estimulado pelos adultos.
Alguns pais ficam ansiosos ao perceber que seus filhos estão lentos na aprendizagem.
Toda criança tem seu momento certo para ‘decolar’.
Muitas vezes a ansiedade dos pais é assimilada pela criança.
É importante que os pais saibam lidar com suas próprias apreensões e com as de seus filhos.
O crescimento e o desenvolvimento humano não ocorrem de uma forma linear, e nem podem ser medidos.
O que vive, cresce e existe na vida humana só pode ser entendido com a mesma faculdade humana capaz de entender as leis metamórficas invisíveis da natureza viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário