Um caminho de constante aprendizado.
Essa é a opção de vida de todo professor. A satisfação de acompanhar de perto o
desenvolvimento do ser humano, e ver quantas possibilidades estão latentes dentro
de nós.
Num mundo onde valores humanos são cada vez menos considerados, temos a
árdua tarefa de lutar contra uma corrente que prega a alienação, a massificação
de ideias, a falta de sensibilidade. O professor, como agente transformador da
sociedade, começa transformando-se a si próprio.
Para a Pedagogia Waldorf, o verdadeiro
educador é aquele que se propõe uma constante busca espiritual, pela autoeducação
consciente. Para estimular o desenvolvimento de seres humanos em formação, deve
estar ele próprio, aberto a se transformar. É o que toda criança ou jovem
espera de qualquer adulto. Afinal, a relação professor-aluno é o aspecto mais importante para uma educação integral e informações podem até ser transmitidas por meios eletrônicos. Educação, não.
O professor Waldorf, além da formação
tradicional exigida pelo MEC, passa por uma formação específica, que consiste
nos Cursos de Formação em Pedagogia Waldorf. Entretanto, a formação de todo
professor se completa dentro da sala de aula, no exercício diário da sua missão.
As próprias crianças e jovens vão nos ensinando a lidar com eles, nos mostrando
caminhos, tornando-se nossos companheiros de vida.
Referência: http://www.cwbh.com.br/img_materia/2c422f797212be4af65609f995fee873b204638dTeste%20Arquivo.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário